sábado, 7 de novembro de 2009

Por que o Inter não tem jogado o que pode....

Tenho pensado muito a este respeito.
No ínicio do ano, eu olhava o Inter jogando e pensava que era muito difícil um adversário "fazer frente" ao Inter. Parecia que íamos ganhar tudo no ano.
Agora, a sensação é exatamente inversa - eu vejo os adversários todos, e contra nenhum eu tenho confiança em vitória.
Não consigo aceitar que a perda de um único jogador - Nilmar - tenha feito isto ao time. Ninguém desaprende a jogar bola.
O Inter tocava a bola, mantinha a posse da bola.
Hoje, parece que ela queima no pé. Parece que os jogadores se escondem da tabela.
No jogo contra o Botafogo, em várias situações de ataque, eu vi o D'Ale, o Alecsandro e o Alan Kardec em volta (ou dentro) da área, mas o resto todo do time lááááá atrás. Um buraco no meio.
A sensação é que o time está com medo de levar contra-ataque, de levar gols. E com isto, não se apresenta pro jogo, não tem ataque com força, fica sem opção de jogada.
O que eu acho??
Uma série de fatores levaram a esta situação. Vamos a eles:
A perda da Copa do Brasil, do jeito que foi: O Inter acreditava - e eu também - que seríamos campeões. E a perda do título, em pleno Beira Rio, gerou uma perda grande de confiança. Até hoje eu tenho "raiva do Dunga", por ter tirado o Nilmar do primeiro jogo. Com o Nilmar na casa do Corínthians, podíamos ter tido sorte diferente. Poderia não ter voltado com a obrigação dos 3x0 que ficou. E ainda a arbitragem.... mas este é outro assunto, que eu já falei tanto, que não vou me repetir.
Após a perda da confiança, veio a perda do Nilmar: O Inter tinha um jeito de jogar especial para a presença do Nilmar - a jogada que eu chamava "Vai, Nilmar!". A bola era lançada em velocidade, e ele ganhava dos zagueiros na corrida. Como o Nilmar tinha nome e "bola", os zagueiros preocupavam-se em marcar o Nilmar, o que fazia com que seu parceiro, neste ano o Taison, jogasse livre de marcação e, com isto, marcando muitos gols. Com a ida do Nilmar, não tem mais aquele jogador especial a ser marcado, todos são igualmente controlados. Tirou parte da força do Taison. E ainda, os jogadores atuais são muito diferentes do Nilmar. E o Inter custou muito a perceber que a jogada "Vai, Nilmar!", não podia simplesmente virar "Vai, Alecsandro!".
Com a crescente falta de confiança, as vitórias começaram a sumir, e o resto da confiança foi junto. Virou uma bola de neve. Hoje, o time tem muito mais medo de perder, do que coragem para ganhar.
A direção do Inter vem sendo massacrada. Mas não concordo com o que dizem deles.... Vamos pensar friamente (antes que me digam que eu não colorada, etc, etc, EU QUERIA MUITO QUE O NILMAR TIVESSE FICADO, IGUALMENTE O MAGRÃO E ETC, mas com a diferença que eu procuro entender o que acontece com a razão e não com o coração colorado):
O Nilmar tinha mais 1 ano de contrato. Na metade de 2010 já podia assinar pré-contrato com quem quisesse e sairia do Inter de graça e deixaria uma dívida enorme para trás. Ou alguém acredita que o empresário mercenário (Orlando da Hora - baita mercenário...) deixaria o Nilmar ser vendido, deixando grana pro Inter, quando ele e o Nilmar poderiam lucrar tudo sozinhos? Assim que passasse o final deste campeonato, perderíamos o Nilmar de graça.
O Magrão implorou para ir embora, assim como fez o Fernandão (e que na volta, fez aquela cena ridícula toda e perdeu a chance de voltar para casa.... mas pelo que está apresentando - ou não apresentando no Goiás - foi bom pra nós que não tenha vindo). O que adianta forçar um jogador a cumprir o contrato, se ele vai ficar "de má vontade"??
O Edinho, quase todos queriam ver pelas costas.
O Alex, era comentado por todos os cantos, que tinha que sair para abrir lugar para o Taison, que na época pedia passagem. E o Alex também forçou para ir embora. Todos deviam lembrar do Alex nos últimos jogos dele no Inter - estava se arrastando em campo, pedindo para ir embora. Jogador assim, já foi tarde.
Eu ainda tenho fé que o futebol do time vai voltar nesta reta final. Eu achei que o greNAL fosse ser o combustível para a arrancada. Mas a perda do jogo para o SP, fez as coisas voltarem "à estaca zero", o jogo com o Botafogo foi o reflexo disto. Jogamos bem em SP, e perdemos. Gols absurdos, que em outras épocas teriam sido convertidos. Mas falta a confiança, a segurança na hora do arremate. Todos estão com medo de errar e serem cobrados depois por isto. O Taison e o Andrezinho são exemplos disto: Não chutam mais em gol. Procuram alguém para passar, mesmo quando tem espaço e situação clara de chute.
Se alguém tem acesso a eles, digam - quem não arrisca, não chega lá! Chutem 10 e acertem 1, não importa. Mas tentem. A bola não vai entrar sozinha no gol. Se no primeiro chute, a bola sair "na bandeirinha", o segundo pode "acertar o ângulo".
Coragem, força. Ainda podemos chegar lá!
EU ACREDITO!!!! EU CONFIO!!!!!

Nenhum comentário: